Jovens símbolos

fonte: Fantástico

A menina Hannah Jones, de apenas 13 anos, precisa de um transplante de coração, mas não quer ser operada. E as autoridades médicas têm que respeitar a vontade da paciente. 

*

Nujood Ali de apenas dez anos de idade se torna um símbolo para mulheres de todo planeta. Ela foi obrigada a se casar. Mas resolveu desafiar os costumes tribais do mundo onde vive e conseguiu se divorciar do homem que a violentava. 
 

Antes e depois da hora

por Gustavo Nolasco

Britânica, Hannah contou com o apoio da lei de seu país e pôde escolher morrer, em seis meses. Nujood foi contra todos, foi ao encontro de um juiz por conta. Enfrentou a desaprovação dos pais, que tinham pena dela, só. Os pais estão errados? A verdade é que ninguém sabe. A vontade da pequena britânica e a coragem da menina do Iêmen viraram símbolos. Nujood é uma das mulheres mais importantes de 2008. A cultura tribal de seu país está errada? Hannah quer morrer, cansou de ser doente. Ela tem treze anos e desistiu da vida. Mais dolorido que pensar na morte escolhida e na pedofilia legalizada, é receber essa mensagem de duas crianças. Nesse caso, não foram elas o futuro, marcaram o presente. Hannah nem vai ser adulta. Nujood não vai se casar. De certa maneira, duas famílias interrompidas, antes da hora e depois. 

Um comentário:

  1. É muito mais cômodo seguirmos padrões pré-estabelecidos pela sociedade do que brigarmos por mudanças. "Os erros constitucionais são tolerados, afinal sou apenas um trabalhor em meio a milhões", é assim que geralmente pensamos. Que bom que as crianças não possuem discernimentos suficientes para tolerar o que para a maioria é comum.

    ResponderExcluir